Ortodontia
- Falta de espaço para a correta acomodação dos dentes permanentes
- Mordida profunda, aberta ou cruzada
- Respiração bucal
- Dentes tortos ou fora de posição
- Diastemas (espaços entre os dentes)
- Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite
- Hábito de sucção de dedo ou chupeta
- Dificuldade na mastigação
- Falta de proporção entre os maxilares
- Não sentir os dentes encaixarem direito
Alinhadores Invisíveis
É um sistema que consiste na possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico sem uso de braquetes ou fios, pois proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores.
A tecnologia empregada envolve softwares (programas computadorizados) especializados em imagens 3D para planejamento, controle e quantificação precisa dos movimentos objetivados no tratamento.
O aparelho, discreto e elegante, proporciona os mesmos resultados dos aparelhos tradicionais. Porém, possui o grande diferencial da comodidade de removê-lo para alimentação e higiene.
São confeccionados de maneira personalizada e única, de acordo com a necessidade do paciente. O planejamento é realizado de forma digital, com moldagem ou escaneamento das arcadas.
Por serem programadas digitalmente, as consultas podem ser mais espaçadas, não necessitando tanto retorno durante o processo. Mais conforto e liberdade.
São inúmeras as vantagens para os pacientes:
- São removíveis: podemos tirar o aparelho para comer, tendo assim, liberdade de comer o que desejar
- O planejamento das movimentações é individual dente a dente. Praticamente zero efeito colateral indesejável
- Por serem removíveis, também a higiene fica facilitada, total e completa.
- Consultas emergenciais são praticamente nulas, uma vez que não levam acessórios como braquetes ou fios.
- Mais confortáveis sem a possibilidade de machucar a boca
- Estético: Por ser quase invisível, não interfere na imagem pessoal ou profissional
Aparelho de safira
São aparelhos ortodônticos considerados estéticos, pois suas peças (os braquetes) são de aspectos translúcidos se adaptando á qualquer tonalidade de dente.
O aparelho é indicado para quem necessita do tratamento ortodôntico, mas não deseja ter o sorriso metálico dos aparelhos convencionais. O resultado é tão eficiente quanto qualquer outro sistema.
As consultas são realizadas geralmente a cada mês para os ajustes necessários exercendo a força ideal em cada dente.
É também uma ótima opção para um equilíbrio definitivo da mordida.
Aparelhos autoligáveis
Esse sistema é extremamente eficaz nas fases de nivelamento e alinhamento dos dentes. Por não contar com as “borrachinhas” para prender o fio aos braquetes, há um maior deslize no movimento, otimizando muito o tempo de tratamento em alguns casos.
O aparelho autoligado é uma versão parecida com o aparelho fixo tradicional, porém possui “portinhas” que prendem o fio. Dessa maneira é que as “borrachinhas” são dispensáveis causando menos atrito e consequentemente menos dor e menor tempo de tratamento. Todas essas diferenças estão ligadas ao tipo de má-oclusão e as particularidades de cada caso. Por isso da extrema importância de um diagnóstico preciso e um plano de tratamento bem traçado e executado.
Aparelho metálico
O aparelho fixo é o mais comum, o famoso “sorriso metálico”. Esse estereótipo se deve à estrutura do aparelho, que é baseada em fios e braquetes de metal, que ficam visivelmente destacados na boca.
Mesmo dentro desse tipo de aparelho, existem muitas marcas e qualidades diferentes no mercado. Importante a melhor escolha de acordo com o tipo de problema que precisamos tratar. A colagem das peças também infuencia em como o processo irá ocorrer: de maneira mais rápida e mais confortável possível. Por isso a importância da expertise e experiência do Ortodontista, que comanda todo o tratamento e a maneira que ele deve ocorrer. O tratamento ortodôntico precisa ser individual e planejado.