Preventivos

Restaurações

A restauração é recomendada em casos de cárie ou fratura, onde se perde parcialmente a estrutura dental. A restauração compreende a reconstrução, almejando devolver a estética e as funções dos dentes.

A restauração pode preservar o dente, evitando a perda antecipada, e ainda, devolver todas as funções mastigatórias, com a estética equivalente ao aspecto natural.

Existem dois tipos de restauração. A restauração direta, que é realizada no consultório com aplicação de um material para recompor a estrutura do dente, remodelando e resenhando com no formato natural. A restauração indireta, indicada para perdas estruturais maiores, com moldagem do dente danificado, confeccionando-se uma prótese e cimentando sobre o dente danificado.

Sensibilidade

A sensibilidade dentária é um problema muito comum e pode possuir diversos motivos, tais como cáries, escovação inadequada, desgaste do esmalte dentário, bruxismo, problemas sistêmicos como refluxo ou bulimia e, até fatores emocionais. Ocorre quando a dentina, parte que possui as terminações nervosas e protegida pelo esmalte, fica exposta, quando estímulos externos (quentes ou frios), entram em contato com a dentina causando dor aguda.

O tratamento para sanar a sensibilidade dependerá do motivo pela qual está sendo provocada. O dentista pode recomendar rotinas e condutas que podem diminuir gradativamente o incômodo, enquanto o agente causador é tratado.

Sisos

Os dentes do siso são os últimos molares permanentes a nascerem. Eles nem sempre encontram espaço na boca para que seja possível escová-lo e higienizá-lo de forma eficiente. Sendo assim, geralmente precisam ser extraídos. Alguns fatores podem cooperar à extração ser indicada, tais como: Falta de espaço, infecção na gengiva ou no osso próximo, dificuldade de realizar a higiene e indicações protéticas ou ortodônticas.

A remoção na maioria das vezes, é simples, e é possível realizar a extração dos quatro dentes em uma única sessão. O tempo de realização varia de acordo com a técnica utilizada, com a posição em que o dente se encontra e sua relação com os tecidos a sua volta.

Gengivite e Periodontite

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva decorrente do acúmulo de placa bacteriana, tais placas bacterianas originam-se de restos de alimentos não removidos corretamente na higienização bucal em associação com bactérias que temos na boca.

Alguns fatores podem amplificar as chances de ocorrer as inflamações, tais como: Má higienização de aparelhos ortodônticos, próteses mal adaptadas, variação hormonal, diabetes, uso de medicamentos que podem causar diminuição no fluxo salivar, baixa imunidade e deficiência nutricional.

Caso a gengivite, que é um problema simples de ser resolvido, não seja tratada corretamente pode agravar-se, tornando-se uma periodontite, que, por sua vez, é um problema sério, podendo acarretar a perda dos dentes, já que pode lhes destruir as raízes.

Profilaxia

A profilaxia dentária, mais popularmente conhecida como limpeza dentária, é uma higienização realizada pelo dentista no consultório, utilizando-se de ferramentas e produtos específicos, como pasta dental profilática e escova rotatória profissional, equipamentos que removem a placa bacteriana com precisão. Além disso, proporciona a remineralização para a prevenção de cáries.

Os benefícios da profilaxia são diversos, seja no combate do acúmulo de placa bacteriana, prevenção de doenças periodontais, evitando o mau hálito e reduzindo o surgimento de cáries, ou ainda, entregando os efeitos estéticos de um sorriso limpo e saudável.

De modo geral é aconselhável que se realize a profilaxia ao menos duas vezes ao ano. Contudo existem casos que podem ser recomendados em espaços de tempo mais curtos.