Ortodontia

Alinhadores
Os alinhadores invisíveis são um tipo de aparelho ortodôntico, utilizado para corrigir dentes tortos, mordida cruzada e má oclusão. O aparelho, discreto e elegante, proporciona os mesmos resultados dos aparelhos tradicionais. Outra grande comodidade é que pode ser removido para alimentação e higienização.
São confeccionados de maneira personalizada, segundo a necessidade do paciente. O planejamento do tratamento é realizado de forma digital, com a moldagem e escaneamento da arcada dentária.
Os alinhadores invisíveis requerem um comprometimento ainda maior do paciente, é importante utilizar o aparelho ao menos 22 horas por dia. Apesar disso, requerem menos manutenção, ou seja, não é necessário ir todos os meses ao dentista, como no tratamento com aparelhos convencionais.

Aparelho de safira
Os aparelhos de safira são aparelhos ortodônticos considerados estéticos, possuem um aspecto translúcido, desta forma se adaptam às diversas tonalidades de dentes. Os braquetes (peças que são coladas aos dentes), no aparelho de safira, possuem canelas mais lisas para a passagem do fio, ficando, desta maneira, mais discretas.
O aparelho é indicado para quem necessita realizar o tratamento ortodôntico, mas não quer ter o sorriso metálico dos aparelhos convencionais e, melhor de tudo, proporcionando o mesmo resultado.
A manutenção do aparelho é realizada mensalmente pelo ortodontista e serve para ajuste da movimentação dos dentes, exercendo a força ideal nos locais necessários.

Aparelhos de cerâmica ou porcelana
O aparelho de cerâmica ou porcelana é um aparelho ortodôntico estético, ou seja, corrige a má oclusão, os dentes tortos e a mordida torta, sem perder a estética do sorriso durante o tratamento. Esse efeito é possível pois ao invés da utilização de metal (como nos aparelhos convencionais), utiliza-se porcelana para moldar os braquetes, que lhes confere, praticamente, a mesma cor dos dentes, tornando-os quase imperceptíveis.
O aparelho é indicado para quem necessita realizar o tratamento ortodôntico, mas não quer ter o sorriso metálico dos aparelhos convencionais e, melhor de tudo, proporcionando o mesmo resultado.
Assim como na utilização dos aparelhos convencionais, as manutenções ocorrem mensalmente.

Aparelhos autoligáveis
O aparelho autoligado é extremamente eficaz nas fases de alinhamento e nivelamento dos dentes. O aparelho possui braquetes com “portas” que prendem o fio ortodôntico, dessa forma, não são necessárias as borrachinhas do aparelho tradicional, pois a tensão no dispositivo é contínua, ou seja, não ocorre o desgaste que se observa no uso das borrachinhas.
Existem dois tipos de aparelhos autoligados, divididos entre ativos e passivos, o que os difere é a forma com que o fio ortodôntico é preso ao braquete. No modelo ativo, o fio toca os braquetes, dessa forma os braquetes atuam como molas e é possível determinar movimentos dos dentes. Já o modelo passivo, o fio passa por dentro de “portas” nos braquetes que fecham prendendo-o, sem realizar a força nele e sem tocar.

Aparelhos de metal
O aparelho metálico é um tipo de aparelho fixo, composto por bandas, fios e braquetes. O objetivo do aparelho é realizar força para mover os dentes para o local correto, alinhando e ajustando a mordida. Com este modelo são realizados movimentos com alta precisão.
Por ser um modelo fixo, a colaboração do paciente é fundamental, cuidando da higiene, restringindo determinados alimentos que possam quebrar ou desencaixar peças do aparelho e, comparecendo nas manutenções mensais, para que o ortodontista possa acompanhar o andamento da movimentação dos dentes e realizar as trocas dos fios e borrachas.

Mantenedor de espaço
O mantenedor de espaço é um acessório ortodôntico, utilizado quando, após a perda de um dente de leite precocemente, o espaço deixado não seja ocupado pela movimentação dos dentes vizinhos, assim o dente permanente irá surgir sem comprometer o alinhamento dentário.
Existem diversos modelos de mantenedores, dentro os fixos temos a banda alça, lingual, coroa e a alça. Também existem opções móveis, indicados para crianças com mais idade, que possuem uma fácil adaptação.