Odontopediatria

Bruxismo infantil
O bruxismo infantil é uma atividade parafuncional, que consiste em apertar e/ou ranger os dentes, podendo acarretar diversos problemas, como: Desgaste dentário, lesões orofaciais, lesões periodontais, distúrbios da articulação temporomandibular e dor nos músculos faciais.
Existem diversos motivos causadores do bruxismo infantil, dentre eles: A má oclusão, estresse, ansiedade, mordida desalinhada, doenças alérgicas ou respiratórias. Os principais sintomas do bruxismo infantil são dores no maxilar e pescoço, dor de ouvido, zumbido nos ouvidos, dificuldade para abrir e fechar a mandíbula e sangramento na gengiva.
Embora o bruxismo não possua cura, existem procedimentos odontológicos que podem ser realizados para aliviar os sintomas. Os principais são a placa de bruxismo e o tratamento ortodôntico. É importante ressaltar que um tratamento multidisciplinar entre odontopediatra, pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros profissionais pode gerar ainda mais resultados positivos na saúde da criança.

Cárie de mamadeira
A falta de higienização bucal dos bebês após a amamentação, seja ela no peito ou na mamadeira, facilita a proliferação de bactérias na cavidade bucal, que podem resultar no surgimento de cáries.
As cáries podem acometer mesmo os dentes de leite, ainda em formação, na cavidade oral.
A chamada cárie de mamadeira possui uma rápida progressão e compromete, prioritariamente, os dentes anteriores e superiores, pois estes ficam mais tempo em contato com os líquidos que são ingeridos pela criança.
As cáries são um problema sério, que não tratado corretamente pode gerar outras complicações posteriores, como a desmineralização dos dentes, perda de estrutura de esmalte e dentina, causando dor e, podendo levar até o tratamento de canal e/ou extrações.

Cárie e restaurações
A cárie é uma doença que decorre do acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que começam a metabolizar carboidratos fermentáveis e ácidos orgânicos, fazendo com que o pH da boca da criança diminua, o esmalte começa desmineralizado e assim surge a lesão cariosa. Caso o problema não seja identificado precocemente pode resultar na completa perda da coroa dentária.
A restauração é uma forma de devolver ao dente a sua forma e função após ser deteriorado pela cárie. Primeiramente remove-se a parte danificada do dente, limpa-se a área atingida e então preenche a cavidade com o material restaurador. Ao fechar a cavidade as bactérias não conseguem se infiltrar, evitando uma deterioração posterior.

Ortopedia funcional
A ortopedia funcional dos maxilares é a especialidade responsável por cuidar dos desequilíbrios musculares, ósseos, postura e do mau posicionamento dentário das crianças. Os aparelhos utilizados têm o objetivo de criar estímulos na rede de neurônios sensoriais, passando a atuar no sistema nervoso central que, por sua vez, remodelará as estruturas do sistema estomatognático.
A ortopedia funcional dos maxilares atua promovendo o crescimento e desenvolvimento dos maxilares e estruturas que o compõem, utilizando-se de aparelhos ortopédicos removíveis.
Realizar o tratamento ortopédico resulta em diversos benefícios à saúde. Além de indolor é mais facilitado pelo crescimento ósseo que a criança está passando, logo, o tratamento precocemente é indicado.

Fluorose
A fluorose ocorre quando existe uma ingestão grande de flúor. O excesso de flúor faz o esmalte dos dentes perderem minerais, causando porosidade e aumentando o risco de desgaste, ocasionando o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou amareladas.
O diagnóstico da fluorose deve ser feito por uma odontopediatra especialista, pois existem outras condições que também podem suceder manchas nos dentes, por exemplo, as cáries.
Existem distintas formas de realizar o tratamento de fluorose, variando em relação a severidade do caso, idade da criança e quantidade de dentes afetados. O tratamento mais comum é a microabrasão, que consiste em realizar um mínimo desgaste no local da mancha. O tratamento também pode passar por um clareamento, a fim de uniformizar a cor dos dentes e preservar a estrutura. Em casos gravíssimos, que não são comuns, também pode ser recomendada a aplicação de facetas ou lentes de contato dentais.

Tratamento de canal
Para crianças, na grande maioria das vezes, o tratamento de canal é necessário após problemas com cáries ou traumas (quedas e batidas).
Os principais sintomas que indicam que é necessário um tratamento de canal: Dor prolongada, pulsante ou irradiada para outros dentes, sensibilidade para temperaturas quentes/frias e de mastigação.
O tratamento de canal é dividido em três passos: Primeiro é realizada a abertura do dente, em sequência é removida a polpa infeccionada e, por fim, os canais são preenchidos com um material específico e selado.