Bruxismo e DTM

Bruxismo
O bruxismo é uma atividade parafuncional, que consiste em apertar e/ou ranger os dentes e, por esta atividade não ter nenhuma função, pode acarretar diversos problemas, como: Desgaste dentário, lesões orofaciais, lesões periodontais, distúrbios da articulação temporomandibular e dor nos músculos faciais.
Os sintomas do bruxismo incluem dores de cabeça, musculares e no maxilar, cansaço e/ou desconforto na mastigação.
Para iniciar o tratamento do bruxismo é necessário identificar quais suas causas. É importante entender que o bruxismo não tem cura, mas existem técnicas para aliviar os sintomas, como a utilização de placas oclusais ou aplicação da toxina botulínica, ambas realizadas pela equipe HD.

DTM
A disfunção da articulação temporomandibular (DTM), afeta a articulação que fica próxima ao ouvido bilateral, que conecta o osso temporal à mandíbula. Essa articulação é composta por osso, ligamentos, menisco e musculatura. A disfunção causa dores faciais, estalos na mandíbula, dores de cabeça e dificuldade para abrir e fechar a boca.
Os sintomas da DTM incluem dores no pescoço e nos ombros, mudança brusca no encaixe da mandíbula, sensação de estalo ao abrir e fechar a boca, flacidez nos músculos da região e cansaço no rosto.
O tratamento da DTM varia de acordo com as causas e efeitos diagnosticados. Os tratamentos mais comuns são a placa oclusal e o ajuste da mordida por meio do desgaste de algum dente ou modelamento com resina. É aconselhável, dependendo do caso, um tratamento multidisciplinar entre dentista, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, endocrinologista e, até mesmo, neurologista.