Clareamento Dentário – O que você precisa saber!
Qualquer pessoa pode fazer clareamento?
Sim, entretanto uma avalição com um especialista é importante, para que a melhor técnica de clareamento seja indicada e escolhida.
Como os dentes são clareados?
O clareamento é feito pela aplicação de uma substância sobre os dentes. Essa substancia penetra no interior do dente e quebra as moléculas de pigmento, que são as responsáveis pelo escurecimento do dente. Essa aplicação do gel clareador pode ser feita no consultório, em casa ou ainda pela combinação das duas formas. Trata-se de um tratamento seguro e com ótimos resultados estéticos.
O clareamento só pode ser realizado por um dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja em casa ou no consultório, sempre deve haver monitoramento por parte de um profissional especialista. Apenas um profissional qualificado poderá solucionar adequadamente qualquer contratempo que possa acontecer durante o tratamento, como por exemplo, uma sensibilidade exagerada.
Esses produtos clareadores são seguros para a saúde?
Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Odontologia e na Medicina, se usados corretamente, conforme orientações profissionais, os agentes clareadores não causam prejuízo à saúde.
O clareamento pode enfraquecer os dentes?
Não. A estrutura do dente não é afetada. O que pode acontecer é uma sensibilidade transitória durante a execução do clareamento, mas essa não está relacionada à enfraquecimentos dos dentes.
Quanto tempo dura o clareamento?
A duração dos resultados do clareamento depende dos hábitos do paciente. Quem consome muitos alimentos com corante, toma muito café ou chá ou fuma, tende a perder mais rapidamente os resultados do clareamento.
Que tipo de alimentos devem ser evitados por quem quer fazer clareamento?
Hoje em dia, já foi cientificamente comprovado que o peso da molécula de pigmento é maior que a porosidade que o gel clareador causa no dente, durante seu uso, Assim, não existem mais restrições, de alimentos e bebidas coradas, durante o processo clareador.
Os cremes dentais clareadores funcionam de verdade?
O mecanismo de ação desses cremes não funciona como clareador. Não há substâncias clareadoras em sua composição e, sim, partículas abrasivas que provocam um desgaste superficial no dente, removendo parte dos pigmentos mais externos dando uma sensação de branqueamento. Mas essa ação pode ser bastante danosa e prejudicial aos tecidos dentários, portanto não devem ser, definitivamente, uma opção de clareamento.
_____________________
Matéria elaborada por Caroline Silva CRO/SC 5966 – Especialista em Periodontia e Dentística Restauradora, com ênfase em estética.