Ortodontia

Muito além de corrigir dentes tortos e desalinhados, a ORTODONTIA reposiciona os pilares da mordida equilibrada e saudável para uma qualidade de vida definitiva. Para qualquer tratamento duradouro e efetivo, esses pilares precisam ser sólidos e bem posicionados. É nesse momento que a ORTODONTIA ajuda e é tão necessária. Manter os dentes alinhados influencia não só a estética, mas também, a parte funcional. A orientação é que adultos e crianças façam, periodicamente, uma avaliação com um ORTODONTISTA. Afinal, o que é ORTODONTIA? É a especialidade da odontologia que trata a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Então, se você tem reparado que sua arcada dentária está entortando, seu sorriso está desalinhado ou se tem um dente nascendo fora de posição, talvez seja hora de procurar um ORTODONTISTA. Ela trabalha com várias modalidades e tipos de aparelhos, que podem ser móveis ou fixos. Tudo vai depender das necessidades de cada paciente. E Como saber se preciso de um ortodontista?
  • Falta de espaço para a correta acomodação dos dentes permanentes
  • Mordida profunda, aberta ou cruzada
  • Respiração bucal
  • Dentes tortos ou fora de posição
  • Diastemas (espaços entre os dentes)
  • Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite
  • Hábito de sucção de dedo ou chupeta
  • Dificuldade na mastigação
  • Falta de proporção entre os maxilares
  • Não sentir os dentes encaixarem direito
A Ortodontia preventiva e interceptativa cuida da prevenção e interceptação das maloclusões prevenindo a ocorrência, reduzindo a severidade ou até corrigindo as maloclusões passíveis de correção ainda na dentição decídua (dente de leite) ou mista (dentes de leite e permanente). Inúmeros são os benefícios de precocemente ser reconhecido um problema instalado e já iniciar sua correção. Como exemplo,  podemos citar os mantenedores de espaço, aparelhos fixos ou móveis que irão auxiliar na manutenção do espaço de um dente permanente que não veio ainda. Isso é necessário para que os outros dentes não se acomodem de maneira errada. A maior vantagem dessa terapêutica é, sem sombra de dúvidas, o GERENCIAMENTO DE ESPAÇOS. Na troca de dentes decíduos para permanente, é comum termos que ajustar o quanto precisamos de espaço para que todos os dentes definitivos tenham espaço e venham cada um em seu lugar. Isso é uma abordagem necessária e que evita muitos transtornos futuros.  Eliminar hábitos orais deletérios (chupar dedo ou chupeta, roer unha, uma respiração deficiente) que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição e do crescimento facial também é essencial para a qualidade de vida e é nessa fase que temos os melhores resultados. Já a ortodontia corretiva é a opção indicada quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e posicionamento, seja ela permanente ou mista, que já estão instalados na cavidade oral. COM QUANTOS ANOS DEVO LEVAR MEU FILHO AO ORTODONTISTA? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais. O indicado é que a primeira visita seja realizada entre a faixa dos cinco a sete anos de idade. É nessa fase que a criança entra no processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes e que pode acontecer os primeiros problemas de dentição. Além da aparência e função dos dentes, a falta de tratamento com aparelhos ortodônticos também pode influenciar na fala da criança. E AFINAL, QUAIS SÃO OS TIPO DE APARELHOS QUE FAZEM TUDO ISSO ACONTECER?

Alinhadores Invisíveis

É um sistema que consiste na possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico sem uso de braquetes ou fios, pois proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores.

A tecnologia empregada envolve softwares (programas computadorizados) especializados em imagens 3D para planejamento, controle e quantificação precisa dos movimentos objetivados no tratamento.

O aparelho, discreto e elegante, proporciona os mesmos resultados dos aparelhos tradicionais. Porém, possui o grande diferencial da comodidade de removê-lo para alimentação e higiene.

São confeccionados de maneira personalizada e única, de acordo com a necessidade do paciente. O planejamento é realizado de forma digital, com moldagem ou escaneamento das arcadas.

Por serem programadas digitalmente, as consultas podem ser mais espaçadas, não necessitando tanto retorno durante o processo. Mais conforto e liberdade.

São inúmeras as vantagens para os pacientes:

  • São removíveis: podemos tirar o aparelho para comer, tendo assim, liberdade de comer o que desejar
  • O planejamento das movimentações é individual dente a dente. Praticamente zero efeito colateral indesejável
  • Por serem removíveis, também a higiene fica facilitada, total e completa.
  • Consultas emergenciais são praticamente nulas, uma vez que não levam acessórios como braquetes ou fios.
  • Mais confortáveis sem a possibilidade de machucar a boca
  • Estético: Por ser quase invisível, não interfere na imagem pessoal ou profissional

Aparelho de safira

São aparelhos ortodônticos considerados estéticos, pois suas peças (os braquetes) são de aspectos translúcidos se adaptando á qualquer tonalidade de dente.

O aparelho é indicado para quem necessita do tratamento ortodôntico, mas não deseja ter o sorriso metálico dos aparelhos convencionais. O resultado é tão eficiente quanto qualquer outro sistema.

As consultas são realizadas geralmente a cada mês para os ajustes necessários exercendo a força ideal em cada dente.

É também uma ótima opção para um equilíbrio definitivo da mordida.

Aparelhos autoligáveis

Esse sistema é extremamente eficaz nas fases de nivelamento e alinhamento dos dentes. Por não contar com as “borrachinhas” para prender o fio aos braquetes, há um maior deslize no movimento, otimizando muito o tempo de tratamento em alguns casos.

O aparelho autoligado é uma versão parecida com o aparelho fixo tradicional, porém possui “portinhas” que prendem o fio. Dessa maneira é que as “borrachinhas” são dispensáveis causando menos atrito e consequentemente menos dor e menor tempo de tratamento. Todas essas diferenças estão ligadas ao tipo de má-oclusão e as particularidades de cada caso. Por isso da extrema importância de um diagnóstico preciso e um plano de tratamento bem traçado e executado.

Aparelho metálico

O aparelho fixo é o mais comum, o famoso “sorriso metálico”. Esse estereótipo se deve à estrutura do aparelho, que é baseada em fios e braquetes de metal, que ficam visivelmente destacados na boca.

Mesmo dentro desse tipo de aparelho, existem muitas marcas e qualidades diferentes no mercado. Importante a melhor escolha de acordo com o tipo de problema que precisamos tratar. A colagem das peças também infuencia em como o processo irá ocorrer: de maneira mais rápida e mais confortável possível. Por isso a importância da expertise e experiência do Ortodontista, que comanda todo o tratamento e a maneira que ele deve ocorrer. O tratamento ortodôntico precisa ser individual e planejado.