Odontopediatria

Bruxismo infantil

Muitas são as duvidas sobre o bruxismo, principalmente quando ele acontece em crianças.

O bruxismo é um trastorno em que o individuo aperta ou range os dentes, de forma involuntaria, durante o sono ou em vigilia. A causa dessa atividade parafuncional é bastante diversificada, podendo ser de origem local, sistêmica, psicológica, ocupacional, hereditaria ou ainda pode estar relacionada ao disturbio do sono.
O bruxismo noturno é o mais frequente, e é onde a maioria dos pais se preocupam, pelo seu barulho, pois parece que os dentes vão se quebrar, dificilmente acontece, porém, podem surgir problemas maiores, como desgaste dental anormal, estalos ou dores na articulação, dores de cabeça, entre outros.

São realizadas muitas pesquisas sobre o bruxismo, e cada vez mais está sendo comprovado o fator respiratório como a principal causa do bruxismo noturno, crianças que respiram pela boca tendem a ter um sono ruim, resultando assim ao bruxismo. Uma boa higiene do sono previamente ao horario de dormir pode reduzir ou evitar esse transtorno, reduzir atividades como video game, tablets, tv é essencial. Ler uma boa historia ou um banho quente antes de dormir podem ajudar. Fatores pscicologicos, tais como ansiedade e estresse também estão relacionados ao bruxismo, até mesmo mudança de rotina, cidade e até mesmo escola pode levar ao bruxismo.

Com relação as formas de tratamento, estas variam conforme o fator etiologico, bem como os sinais e sintomas decorrentes do bruxismo. Um tratamento multidisciplinar é fundamental e também algumas técnicas psicológicas são efetivas e podem ser usadas, para casos em que há grande tensão e ansiedade. A placa miorrelaxante tem indicação em alguns casos, mas não em sua maioria.

Uma boa avaliação clinica com um odontopediatra, e um acompanhamento com tratamentos locais pode ser a melhor opção de tratamento, assim como um atendimento multidisciplinar, envolvendo profissionais como pediatras, odontopediatras, psicologos e otorrinos.

Cárie de mamadeira

A falta de higienização bucal dos bebês após a amamentação, seja ela no peito ou na mamadeira, facilita a proliferação de bactérias na cavidade bucal, que podem resultar no surgimento de cáries.

As cáries podem acometer mesmo os dentes de leite, ainda em formação, na cavidade oral.
A chamada cárie de mamadeira possui uma rápida progressão e compromete, prioritariamente, os dentes anteriores e superiores, pois estes ficam mais tempo em contato com os líquidos que são ingeridos pela criança.

As cáries são um problema sério, que não tratado corretamente pode gerar outras complicações posteriores, como a desmineralização dos dentes, perda de estrutura de esmalte e dentina, causando dor e, podendo levar até o tratamento de canal e/ou extrações.

Cárie e restaurações

A cárie é uma doença que decorre do acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que começam a metabolizar carboidratos fermentáveis e ácidos orgânicos, fazendo com que o pH da boca da criança diminua, o esmalte começa desmineralizado e assim surge a lesão cariosa. Caso o problema não seja identificado precocemente pode resultar na completa perda da coroa dentária.

A restauração é uma forma de devolver ao dente a sua forma e função após ser deteriorado pela cárie. Primeiramente remove-se a parte danificada do dente, limpa-se a área atingida e então preenche a cavidade com o material restaurador. Ao fechar a cavidade as bactérias não conseguem se infiltrar, evitando uma deterioração posterior.

Ortopedia funcional

A ortopedia funcional dos maxilares é a especialidade responsável por cuidar dos desequilíbrios musculares, ósseos, postura e do mau posicionamento dentário das crianças. Os aparelhos utilizados têm o objetivo de criar estímulos na rede de neurônios sensoriais, passando a atuar no sistema nervoso central que, por sua vez, remodelará as estruturas do sistema estomatognático.

A ortopedia funcional dos maxilares atua promovendo o crescimento e desenvolvimento dos maxilares e estruturas que o compõem, utilizando-se de aparelhos ortopédicos removíveis.

Realizar o tratamento ortopédico resulta em diversos benefícios à saúde. Além de indolor é mais facilitado pelo crescimento ósseo que a criança está passando, logo, o tratamento precocemente é indicado.

Fluorose Dentária

A fluorose ocorre quando existe uma ingestão grande de flúor. O excesso de flúor faz o esmalte dos dentes perderem minerais, causando porosidade e aumentando o risco de desgaste, ocasionando o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou amareladas.

O diagnóstico da fluorose deve ser feito por uma odontopediatra especialista, pois existem outras condições que também podem suceder manchas nos dentes, por exemplo, as cáries.

Existem distintas formas de realizar o tratamento de fluorose, variando em relação a severidade do caso, idade da criança e quantidade de dentes afetados. O tratamento mais comum é a microabrasão, que consiste em realizar um mínimo desgaste no local da mancha. O tratamento também pode passar por um clareamento, a fim de uniformizar a cor dos dentes e preservar a estrutura. Em casos gravíssimos, que não são comuns, também pode ser recomendada a aplicação de facetas ou lentes de contato dentais.

Tratamento de canal

Para crianças, na grande maioria das vezes, o tratamento de canal é necessário após problemas com cáries ou traumas (quedas e batidas).

Os principais sintomas que indicam que é necessário um tratamento de canal: Dor prolongada, pulsante ou irradiada para outros dentes, sensibilidade para temperaturas quentes/frias e de mastigação.

O tratamento de canal é dividido em três passos: Primeiro é realizada a abertura do dente, em sequência é removida a polpa infeccionada e, por fim, os canais são preenchidos com um material específico e selado.

Primeira Consulta

A primeira consulta odontológica deve ser realizada ainda no primeiro ano de vida, ela é muito importante para realizarmos todas as orientações necessárias sobre a saúde bucal do bebê e acompanharmos o crescimento e desenvolvimento do dente e da face.

Porque levar o bebê ao dentista?

Para podermos avaliar como está a saúde bucal do bebê e assim orientar adequadamente os pais sobre a saúde bucal. Além disso, hábitos que são criados ainda no primeiro ano de vida, serão levados para sempre, evitando assim problemas futuros.

Quando nascem os primeiros dentes?

O primeiro dente do bebê vem em média aos 6 meses de vida, mas não é uma regra, pode vir um pouco antes, como também nascer mais tarde.

Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Junto com o nascimento dos primeiros dentes, iniciamos a escovação dentaria, ela deve ser realizada 2x ao dia, com pasta fluoretada e na quantidade de um grão de arroz cru.

Bebês podem ter carie?

A cárie é uma doença multifatorial, que ocorre devido a bactéria + falta de escovação + consumo excessivo de açúcar, então dependendo como está a dieta desse bebê, ele pode sir ter a doença carie.

Melhor do que tratar é prevenir, por isso é sempre muito importante criar uma rotina para que de 6 em 6 meses tenha um acompanhamento, realize uma limpeza junto com a aplicação de flúor.

Saúde Bucal

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais, principalmente na gravidez. O organismo de uma gestante passa por grande variação hormonal e isso promove varias alterações na cavidade bucal. A gravida fica mais vulnerável de uma maneira geral. O aumento de salivação, facilidade de desenvolvimento de gengivite, enjoos que dificultam a escovação, são alterações que aumentam a incidência da cárie dentária e de problemas periodontais.

Bons habitos de higiene bucal e uma alimentação saudavel é muito importante para uma gestação segura. Além do pré natal médico, temos também o pré natal odontológico. Já ouviu falar? Ele é feito com a assistência do cirurgião-dentista onde podemos observar o estado de saude bucal da gestante. Ele serve para evitar agravamento de problemas já instalados e até mesmo prevenir o surgimento de outras doenças.

O melhor periodo para tratamento odontológico é no segundo trimestre de gestação, mas nem sempre é possivel escolher a época. Por isso é muito importante o acompanhamento com o cirurgião dentista.  Os dentistas estão capacitados para adminstrar tanto medicamentos como anestesicos especificos.

É na consulta de pré natal que orientamos as futuras mamães com todos os cuidados bucais do seu bebê. A saúde bucal se inicia desde muito cedo e muitas mães ainda não estão informadas sobre a higiene dos bebês.

Por isso futuras mamães procurem sempre o cirurgião dentista para seu pré natal odontologico. Melhor do que tratar é previnir. Se cuide e cuide da saude de seus bebês.